Home
 
(clique em cima para ver mais)
Eventos
Newsletter
   
 |
Acompanhe-nos no Facebook Acompanhe-nos no Youtube Acompanhe-nos no Twitter
Psicologia Escolar e Educacional

Psicologia Escolar e Educacional

Martinez (2003), refere-se à Psicologia Escolar como sendo o campo de acção do Psicólogo caracterizado pela utilização da Psicologia no contexto escolar, com o objectivo de contribuir para optimizar o processo educativo, entendido este como complexo processo de transmissão cultural e de espaço de desenvolvimento da subjectividade.Orientação Vocacional

É indiscutível que no delineamento actual da sociedade, a escola tem um lugar privilegiado como locus dos principais processos educativos intencionais, no entanto, as contribuições da Psicologia no campo educativo não se reduzem ao trabalho do psicólogo na instituição, pois é sabido que os processos educacionais acontecem em diferentes âmbitos e níveis, fazendo com que a articulação Psicologia e Educação assuma diferentes e variadas formas.

A Clinica Pharol 72 disponibiliza um serviço especializado na área da Psicologia Escolar e Educacional em que utiliza os conhecimentos sobre o funcionamento psicológico humano para colaborar com os processos da aprendizagem e desenvolvimento que têm lugar no contexto escolar.

Formas de actuação

Avaliação, diagnóstico e encaminhamento de alunos com dificuldades escolares

O carácter qualitativo, processual, comunicativo e construtivo do diagnóstico e da avaliação das dificuldades escolares, supera o carácter rotulador dos testes psicométricos -só aplicados quando estritamente necessários.

A tarefa de encaminhamento dos alunos para outros profissionais especializados, é realizada pelo Psicólogo em casos excepcionais, nos quais, esgotados todos os esforços junto à equipa da escola, sua complexidade e especificidade assim o demandem.

Orientação a pais e alunos

Um olhar atento ao desenvolvimento integral dos estudantes permite ao psicólogo estruturar um trabalho de orientação em relação às dificuldades escolares em função das necessidades específicas do desenvolvimento do aluno. Este trabalho faz-se em colaboração com pais, alunos e professores, visando objectivos promocionais de bem-estar emocional e de desenvolvimento de importantes recursos psicológicos em correspondência com os objectivos da educação integral que a escola propõe.

Elaboração e coordenação de projectos educativos específicos

Os projectos educativos específicos são definidos a partir de problemas concretos que, em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem dos alunos, tem que ser enfrentados e resolvidos. O psicólogo desenvolve o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efectivo e significativo para o aluno, principalmente no que diz respeito à motivação, às dificuldades de aprendizagem - desordens por défice de atenção, impulsividade/reflexividade, dislexia, entre outros- reeducação dos processos de leitura e escrita, problemas emocionais e de comportamento, desenvolvimento de competências de estudo, métodos e técnicas.

Orientação vocacional

A orientação vocacional é um processo direccionado para o desenvolvimento de recursos psicológicos importantes, fundamentais quer para a escolha do percurso profissional a seguir, quer para a inserção no mundo do trabalho.

O serviço de orientação vocacional, é baseado na utilização de testes para caracterizar habilidades e interesses dos alunos, e, em função dos resultados, analisar quais as melhores opções de cursos ou de actividades, constituindo assim, um espaço promotor de autoconhecimento, reflexão e elaboração de planos e projectos profissionais.

Orientação Vocacional - Escolhas com futuro

Chegado o momento das primeiras decisões vocacionais torna-se necessário tomar medidas de avaliação acessórias para uma determinada área vocacional, tendo em conta as preferências, os interesses, as competências e os valores do sujeito.

A Clínica Pharol 72 oferece um serviço especializado na área da orientação vocacional, cujo principal objectivo consiste em avaliar/promover a maturidade vocacional e criar critérios de decisão vocacional.

Destinatários:

Alunos do 9º ao 12º ano - criação de um projecto vocacional coerente e consistente.

Adultos que pretendem entrar no mercado do trabalho - a pessoa certa no lugar certo.

Adultos em mudança de carreira - razões de mudança, critérios de adaptação ou mudança.

Reforma/3ª idade - Ajustamento de valores a novos contextos de vida, ao desaparecimento de alguns papeis e ao desempenho de novas actividades. 

Orientação Vocacional - 2 sessões de 90 minutos cada aproximadamente

Sessões de acompanhamento (caso necessário) - 60 mintos aproximadamente

Marcações Online na Clínica Pharol 72

Contactos: 914 705 580 / geral@pharol72.com

@Clínica Pharol 72 - Rua Conde Alto Mearim, 1133-5º Sala 53 - 4450-036 Matosinhos

adicionar aos favoritos © Pharol 72