Home
 
(clique em cima para ver mais)
Eventos
Newsletter
   
 |
Acompanhe-nos no Facebook Acompanhe-nos no Youtube Acompanhe-nos no Twitter
NOTÍCIAS
Consciência: O poder supremo
Carregue na imagem para ampliar...
Data: 20/01/2018
Fonte: www.pharol72.com

Já lhe aconteceu arrepender-se de algumas coisas que faz ou diz? De desistir a meio caminho de um objetivo? De ficar frustrado com a forma como lidou com uma determinada situação? De perder o controle emocional e colocar em causa a sua credibilidade? Provavelmente sim. Nesses momentos aquilo que mais se afastou de si, foi a sua consciência. Foi a incapacidade de fazer uma leitura adequada e agir em consciência.

A sensação de poder, de controle, de capacidade, de equilíbrio emocional, de autoconfiança e autodisciplina são tudo experiências que pretendemos alcançar. Na base de todas estas experiências enriquecedoras que nos engrandecem, está a consciência. De forma simples, a consciência pode definir-se como o processamento da informação acerca das coisas que vivenciamos durante uma determinada experiência. Todas as vezes que percebemos que poderíamos ter pensado ou agido de outra forma, vale a pena lembrar que não somos o que fazemos, o que dizemos, o que pensamos, ou mesmo o que sentimos. Enquanto todas estas coisas podem definir a nossa experiência de vida, elas não definem quem somos. Para conseguirmos utilizar o poder supremo na sua plenitude, importa treinar a mente. Importa ficar ciente e testemunhar por nós mesmos, que somos muito mais que as nossas experiências. Conseguir testemunhar isso, é encontrar paz de espírito e rumar ao encontro dos seus objetivos.

Agir deliberadamente

De acordo com o que você leu anteriormente, pode ter experimentado uma das muitas reações diferentes. A primeira é de alívio, “Ahh graças a Deus por isso, eu sabia que deveria haver mais qualquer coisa. ” A segunda é de medo, “Ohh bem, se eu não sou nenhuma dessas coisas, então o que, ou quem, diabos sou eu?” O terceiro é uma das maravilhas, “Uau, isso pode realmente ser verdade? ” e a quarta é de ceticismo,” Esse cara não tem ideia do que está falando.” Para o assunto em questão, não me vou perder em argumentos filosóficos acerca daquilo que seremos enquanto pessoas. Não é disso que se trata. O que importa realçar nesta constatação de que nós somos muito mais do que aquilo que pensamos, sentimos ou agimos, é que possuímos uma consciência que nos permite encontrar algum espaço na mente, para que possamos agir deliberadamente sobre o que pensamos, sentimos e fazemos.

Trata-se de reconhecer que só porque um pensamento aparece na mente, não somos esse pensamento, e só porque podemos sentirmo-nos de uma certa maneira num determinado momento, não temos necessariamente de ser esse sentimento. É a diferença entre estar no meio de uma tempestade ou estar a assistir a uma tempestade num lugar seguro. É a diferença entre estar a ser fustigado pela tempestade, varrido pelo vento e à mercê da chuva, ou estar sentado no interior da sua casa, aconchegante e acolhedora, perto do fogo, vendo a tempestade passar. O quanto este exemplo anterior pode servir-lhe na prática? Bem, pense quantas vezes você já experimentou um determinado pensamento, mas não o levou a sério. Talvez tenha sido quando você estava dirigindo, ficou enfurecido ao ponto de pensar em agredir fisicamente o outro condutor. Mas você percebeu o quão louco o pensamento era, o quanto você valoriza a vida humana, para não falar da sua própria vida, e decide deixá-lo ir. Talvez, enquanto pai, não tendo dormido por dias, tendo surgido o pensamento de colocar o bebé dentro de uma tenda à prova de som, escondido em algum lugar agradável e seguro, de preferência longe dos seus ouvido. Mas você percebe o quão ridículo é o pensamento e, mais uma vez, você deixa-o ir. Ou, talvez você já teve o pensamento de empurrar pela janela fora o seu chefe depois dele o ter humilhado na frente de todos os seus colegas. Mas você terá pensado sobre isso um pouco mais e percebeu que o pensamento não valia a pena ser levado a sério.

A grandeza da consciência

Quando levamos muito a sério alguns dos pensamentos que nos surgem na mente, a vida pode tornar-se pesada. Quando nos identificamos com as nossas emoções de forma taxativa, começamos a perder-se nelas. Quando assumimos que as nossas palavras nos definem, começamos a pensar demais. E quando somos incapazes de encontrar qualquer senso de perdão nas coisas que fazemos de errado na vida, então começamos a sentir uma enorme angústia. A mente é maior do que isso. A vida é maior do que isso. Há algo além do pensamento, além do sentimento, além da fala e além da ação. É um lugar de consciência. Podemos chamá-lo por qualquer nome que quisermos. Poderíamos associá-lo a uma forma particular de pensar, uma filosofia, uma fé, ou não ter nenhum nome para isso. Realmente não importa. De qualquer forma, isso não muda a qualidade da consciência, este lugar de perspectiva, a partir do qual podemos ver um pensamento pelo que é e, se não nos servir, deixá-lo ir com facilidade.

Tags: depressão, consciência, clínica, pharol 72, porto, consultas, psicologia, apoio, psicológico, online, skype, vida, adversidades, paralisação, ação, capacidades, criação, poder, mudança, melhoria, vida, autocrítica, pensamentos, obstáculos, narrativa, feliz, felicidade, vida, depilação. tui-na, shiatsu, acupunctura, reflexologia, fisioterapia, open day, avaliação, gratuita, corpo, cavitação, criolipóise, radiofrequência, sucesso, autopiedade, passado, futuro, desafio, optimismo, optimista, emoções, pais, eucadores, filho, filhos, bem estar, liberdade, sofrimento, confiança, workshop, ciclo, ciclo de palestras, palestras, auto-estima, mindfulness1
adicionar aos favoritos © Pharol 72