A osteopatia é uma ciência que nasceu nos EUA com o médico Andrew T. Still, através do estudo aprofundado da anatomia, fisiologia e biomecânica do corpo humano.
É uma terapia que utiliza as mãos como instrumento de trabalho, através de uma grande variedade de técnicas específicas, com o objectivo de diminuir a dor, recuperar e restabelecer a mobilidade perdida, equilibrar o sistema músculo-esquelético, sacro-craniano e visceral para que o paciente recupere o equilíbrio perfeito do seu corpo.
A osteopatia tem uma visão holística do ser humano e engloba três áreas primordiais: a osteopatia estrutural, a osteopatia visceral e a osteopatia cranial, sendo o trabalho do osteopata abordar o individuo como um todo.
“O funcionamento do Homem é uno e indivisível, qualquer que seja a alteração de um órgão, repercutirá necessariamente em todo o organismo.” Dr. Andrew Still.
A osteopatia estrutural: é dirigida ao sistema músculo-esquelético. São aplicadas técnicas especificas para cada disfunção, cada tecido, e sempre em função do paciente.
A osteopatia visceral: actua sobre os órgãos (fígado, pulmão, estômago e outros órgãos internos) através dos tecidos que estão em contato com a víscera, e indirectamente através do sistema nervoso simpático e parassimpático. Tem como o objectivo libertar aderências, aumentar a mobilidade, a irrigação sanguínea, promovendo o equilíbrio que repercute na integridade estrutural do corpo humano.
A osteopatia Cranial: com técnicas manuais visa libertar e facilitar a micro mobilidade do crânio e a relação craneo-sacra, através das membranas meníngeas e do líquido cefalorraquidiano.
Indicação para tratamento de osteopatia:
- Enxaquecas, tonturas, sinusite
- Problemas de mastigação, dor na articulação temporo-mandibular
- Asma brônquica
- Alterações cardíacas
- Obstipação intestinal/ diarreia
- Distúrbios hepato-vesiculares
- Refluxo, azia, náusea
- Alterações do ciclo menstrual (síndrome pré-menstrual, dismenorreia, amenorreia)
- Infecções urinárias
- Lombalgias, dorsalgias, cervicalgias
- Hérnias discais
- Neuralgias cervico- braquiais, ciatalgias
- Tendinites
- Entorses
- Entre outros sintomas
A osteopatia está indicada em todas as faixas etárias.
@Clínica Pharol 72 - Rua Conde Alto Mearim, 1133-5º Sala 53 4450-036 Matosinhos