A Hipnoterapia, utilização da hipnose para fins terapêuticos, tem demonstrado
resultados rápidos e eficazes nos casos de depressão, pânico, quadros de ansiedade,
transtorno obsessivo-compulsivo, fobias, medos, stress pós-traumático,
tabagismo, alcoolismo, distúrbios alimentares (anorexia nervosa,
bulimia, obesidade), distúrbios de sono, auto-estima, alívio da dor,
alteração de comportamentos indesejados, entre outras.
Com a técnica da hipnose a pessoa experiência um estado alternativo de consciência, a mente encontra-se num estado de alerta, mantendo o seu controle, com a atenção extremamente focada no seu mundo interior, podendo experienciar sensações, imagens ou sentimentos.
Em transe, a mente está num estado alargado de consciência o que permite por um lado, tomar contacto com as memórias, crenças ou origem do problema e por outro aceder aos seus recursos internos para lidar e resolver as dificuldades.
De acordo com a American Psychological Association a hipnose é um estado de consciência envolvendo a atenção focada e uma reduzida consciência periférica, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão.
Por sua vez, a hipnoterapia é a utilização da hipnose para tratamentos médicos ou distúrbios psicológicos.
Hipnose para crianças e adolescentes
As crianças e os jovens também podem beneficiar da hipnose, que tem apresentado resultados eficazes nas problemáticas características destas idades. As crianças são hipnotizáveis com alguma facilidade, a sua grande capacidade de imaginação ajuda a indução de um estado hipnótico, por exemplo, facilmente podem imaginar a participarem no seu programa televisivo ou filme favorito ou a viajarem numa nave espacial.
A hipnose é um estado mental natural, as crianças estão num estado de auto-hipnose quando estão focados nas suas brincadeiras imaginárias. Os atletas muitas vezes recorrem a esta técnica para melhorar o seu desempenho. Num estado hipnótico a pessoa está mais receptiva às sugestões, pode, de uma forma mais eficaz, mudar pensamentos, sentimentos, comportamentos e atitudes.
A hipnose nas crianças é utilizada em casos de dificuldades escolares (ex.: melhorar o desempenho, défice de atenção e concentração, etc.), hiperactividade, enurese infantil, ansiedade, stress, perturbação de sono (pesadelos, dificuldades em adormecer, etc.), perturbação alimentar, depressão infantil, alterações de comportamento e humor, fobias (ex.: medo de ir ao médico, dentista, etc.), gaguez, controlo da dor, mudanças de comportamentos indesejados, entre outras. Os adolescentes podem também beneficiar em situações de dependências químicas, preparação para os exames entre outras.
A hipnose clínica poderá ser utilizada em complementaridade com outras terapias,
tornando os resultados mais rápidos e eficazes.
“Cada pessoa é um indivíduo único: a psicoterapia deve ir ao encontro da singularidade das necessidades individuais, em vez de tentar encaixar a pessoa numa teoria hipotética do comportamento humano.” - Milton H. Erickson
Duração: 90 minutos aproximadamente
Marcações online na Clínica Pharol 72 arcações Online
Contactos: 914 705 580 / geral@pharol72.com
@Clínica Pharol 72 - Rua Conde Alto Mearim, 1133-5º Sala 53
4450-036 Matosinhos